Auto-Avaliação, você faz ??? - Poker Folda Donkey

terça-feira, dezembro 08, 2020

Auto-Avaliação, você faz ???




Fala Galera !!!!

Andei afastado do poker tentando estudar e entender um pouco mais sobre diversos pontos fracos do meu jogo e gostaria de compartilhar algumas conclusões que estão sendo muito importante para meu aprimoramento no poker.

A coisa que mais estava me incomodando era o fato de jogar e jogar e não sair do lugar. Consegui entender vendo minhas "Stats" no Holdem Manager, lutava para ficar "breakeven". Percebi que tinha cansado da mecânica dos "SNGs", mesmo jogando em diferentes Buy-ins não estava sentindo vontade de jogar.

Gosto muito de jogar "MTTs", mas devido ao fator tempo, ficava difícil de encontrar alguns que não levassem  longas horas de jogo, além claro da frustração de acabar caindo perto da bolha ou mesmo num ITM que não compensava as horas de jogo.

Mesmo assim eu continuo jogando,  a variância é maior e a emoção também. Vejo os "MTTs" como um ótimo lugar para aprender e desenvolver o jogo.

Bom, resolvi tentar jogar o "Cash Game". Senti a dificuldade inicial de uma nova modalidade mas senti que era exatamente o que buscava. Identifiquei-me e senti novamente a vontade de jogar. 

Comecei a estudar sobre o assunto, fiz os ajustes necessários e fui para as mesas. Jogo 6 mesas simultâneamente sempre com 100BB e auto rebuy.

Conforme o tempo foi passando, aprendi a fazer notes dos jogadores e a classifica-los em Tight/Loose e etc... Apenas com essas simples alterações vi meu jogo evoluir muito na NL2. Jogava pouco com mãos fortes e procurando sempre estar em posição.

Isto resolveu por um bom tempo, mas novamente comecei a ficar entediado com o jogo.Procurei conversar com outros jogadores e até a fazer sessions conjuntas. 

E foi numa dessas que acabei percebendo um grande erro meu, mas antes quero agradecer ao Jogador "RafaelRJ", moderador do fórum PokerDicas

Numa session que acompanhei ele jogando, conversamos sobre variados assuntos e num determinado ponto ele disse algo que levou a pensar muito. 

Ele disse: - É muito -EV jogar um determinado limite por um longo tempo, se o cara bate o nível, ele tem que ir logo para os próximos.


Isso parece muito óbvio, mas são nas coisas simples que encontramos grandes verdades, e essa foi a minha. Percebi algo que tem acontecido em muitos aspectos da minha vida além do poker.

Estou falando da falta de planeamento, objetividade e responsabilidade. Vejo o poker como um hobby, mas é importante traçar metas e seguir os passos para atingir objetivos. 

Consegui entender que jogava por joga, sem compromissos com ganhos ou perdas, mas na verdade isso era uma grande mentira. 

A coisa que tirava minha vontade de jogar eram os períodos de perdas e não a modalidade ou qualquer outro motivo .

Quando as coisas não estão indo bem, vejo que é a hora de parar tudo, entrar em silêncio e tentar ser sincero consigo mesmo. 

Pois foi exatamente o que eu fiz. Após levantar os pontos falhos, comecei a trabalhar no plano de ação.

Resolvi criar uma planilha de cash game de apoio aos dados do "HM" onde irei controlar todos os jogos, sessões e principalmente metas semanais e por níveis. 

Entendi que agindo assim poderei ter sucesso em avançar para outros limites. Mas não é só isso, para tudo isso funcionar, terei que ter disciplina e comprometimento com tudo foi estipulado na planilha. 

Minha ideia inicial é subir meu bankroll nas 3 sala que jogo, dedicando maior tempo naquela que estiver pior.

Coloquei um horário para jogar, estudar, postar e ver videos.

Estarei atualizando o blog com mais frequência e estarei postando meus resultados como prova que estou praticando isso que escrevo.

Aconselho a todos aqueles que jogam regularmente que façam sempre uma avaliação do seu jogo e tente ver os fatores psicológicos com maior cuidado, pois acredito que ele seja o fator mais importante numa mesa de jogo.



Um comentário:

  1. André, obrigado pelo texto excelente, eu tenho muito isso de falta de planeamento, e responsabilidade com meu bankroll, farei mais avaliações apartir de agora.

    Abraço!

    ResponderExcluir

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial