Post 18 - Paciência, é preciso entender a Variância do Poker - Poker Folda Donkey

segunda-feira, março 16, 2009

Post 18 - Paciência, é preciso entender a Variância do Poker


O que é variância?
A variância é uma medida estatística que avalia a tendência dos seus resultados de se afastarem do esperado ou ainda a tendência dos seus ganhos de se afastarem dos ganhos previstos.


Aceitando a variância no poker
Entender e sobretudo aceitar esse conceito – ou que cenários similares abaixo descrito irão se repetir inúmeras vezes contra você – é fundamental para se tornar um jogador de poker de sucesso.Compreender a variância implica em não se importar em tomar bad beats e ainda enfatiza a necessidade de um bankroll (reserva de capital) confortável para se jogar. O próximo capítulo irá explicar e enfatizar este conceito.
Devemos sempre nos preocupar em fazer a jogada que julgamos a mais lucrativa e deixar o lucro vir como conseqüência inevitável de nossas decisões corretas, já que a variância tem seu efeito anulado no longo prazo.
Vale ainda lembrar que o grande número de jogadores fracos presentes nas mesas é mantido graças à variância.


Essa pequena teoria foi preciso para explicar o ocorrido abaixo:


Na semana passada eu cai numa mão besta no PokerStars . Estava em 9º num field de 3096 players com KJ off nas mão liderando a mesa no cut off...o cara em UTG segundo em ficha aumenta o pote em 4BB....a mesa gira em fold até chegar em mim... eu tinha note dele de loose. Ai resolvi dar re-reaise pot. O flop foi maravilhoso para mim acertei o KJ raibow.


O cara sobe a aposta e me coloca numa situação muito boa pensei eu. Nossa agora vou sumir na frente em fichas ....dei um re-reaise colocando ele em all-in.. o cara paga e mostra seu AA... ai eu fiquei tranquilo pensando... putz quebrei o AA dele....sonho meu, no river maldito bate o As....cara fiquei pálido de raiva....acho que fiquei uns 5 minutos olhando pra tela tentando entender oq aconteceu...ai eu parei e pensei....Joguei certo, isso é a variância do jogo, o cara deu muita sorte....uma vez um amigo do Forum PokerDicas chamado "Petrillo" me disse algo que revolucionou minhas atitudes em relação aos bad beat ou coisas do genero. Ele disse: - "Se você faz a jogada correta e acaba tento uma queda vc não deve se preocupar em achar que esta jogando errado.


A variância faz parte do jogo e é isso que faz do poker um jogo tão fantástico.Todos os dia cada vez mais pessoas estão conhecendo e jogando...Imagina se toda vez que fossemos all-in com nossas mão ganhassemos só pelo fato de estar jogando corretamante, o que aconteceria??. Os maus jogadores iriam desistir de jogar por achar que somente os bons ganham"....Puxa, foi dificil eu entender isso logo de cara, mas estou entendendo mais e mais....e isso só acontece com os jogadores que jogam muito. Penso que compreeender as oscilações faz parte do desenvolvimento dos grandes players.Então caros amigos , tenha perseverança ....jogue mais tight até recuperar a confiança novamente.
Ah!!! siga um conselho que eu mesmo adotei de um outro colega do PokerDicas , o "Vadiu" eu acho, onde ele escreveu em sua assinatura: "Uma hora de estudo é +EV do que uma semana de jogo".


acho que é isso ...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial