Post 29 - A Loucura dos Freerolls - Poker Folda Donkey

quarta-feira, maio 13, 2009

Post 29 - A Loucura dos Freerolls

Como muitos sabem, freeroll são os torneios com entrada livre(buy-in $0) onde os primeiros colocados ganham alguns dólares, sendo assim, ideal para os jogadores iniciantes começarem a construir seu bankroll. 

Eu estou passando por uma "Bad Run" então decidi dar uma relaxada e tentar a sorte no freeroll da NoiQPoker. Os freerolls desta sala são constantes e variam muito de estilos: Texas hold'em, Telezina, 5-Draw, Omaha, Hi Low dentre outros, sempre tem um começando, é escolher e jogar, além de ter vários satélites para freerolls com premiações maiores.

Este em que participei foi um classificatório para um outro freeroll de 500 euros em prêmios, onde os 15 primeiros ganham vaga. 

Nossa é loucura geral no início do torneio, é all-in para todo lado, o field inicial era de 1446 players. A estratégia adotada para todo e qualquer torneio que participo é sempre a mesma, jogo “Ultra Tight” esperando as melhores mãos (os blinds iniciais não valem muito no começo, então fico na espera), deixo os loucos agirem. Nesse tempo fico observando a mesa e anotando quem são os melhores jogadores e aqueles que poderão entregar-me suas fichas.

O legal do freeroll, é você saber entender as constantes mudanças que o jogo oferece. Relato, que vejo normalmente logo no início jogadores com stack gigantescos muito acima da média e outros quase sem nada, e acontece com apenas uma órbita ou até menos. 

Aprendi a ver esses exemplos como um medidor do jogo, ou seja, funciona no meu entendimento como a primeira fase do torneio. 

Na medida que os blinds estão aumentando, o field vai reduzindo, sendo normal perceber um equilibrio nos stack, então começa a segunda fase. 

Aqui já é possivel soltar um pouco o "braço" e fazer alguns moves. Lembrando que esse tipo de torneio tem muitos beginners, jogadores inexperientes que não conhecem conceitos básicos sobre posição, outs e odds, jogam no “feeling” mesmo, chamado pelos vulgos "Fish ou Donkey".

Na segunda fase começo a fazer os roubos de blinds e entrar em pots com um range de mãos maiores, procurando sempre a vantagem de jogar em posição. 

Consigo acumular um bom stack e assim consigo chegar na fase final e crítica do torneio. Esta fase é marcada por ser aquela onde os jogadores estão perto da premiação “ITM”. 

Aqui ninguém quer ser o “Bolha”, termo utilizado para indicar o último jogador eliminado sem receber premio algum. 

Geralmente nessa fase os jogadores mais agressivos conseguem aumentar mais ainda seus stacks. Já os conservadores acabam por perder parte do stack por não querer arriscar ser eliminado antes do prêmio. Mas isso não funciona muito nos freerolls.

Vou comentar uma mão que julgo relevante ao tema. Eu estava com aproximadamente 11k em fichas, e a média estava em 18k. 

Recebo um pocket pair de QQ, mas estou nas primeiras posições, aí penso: o que farei???. 

Antes da ação chegar pensar rapidamente: Caramba, minha imagem é tight, só entrei com mãos boas e quando perdi mostrei cartas altas, mas os caras contra quem estou jogando não param para pensar nessas coisas.

… ah, quer saber, vou arriscar e tenho certeza que serei pago por mãos piores que a minha...., mas ser eliminado assim será horrível, mas é o estilo do torneio… ah, quer saber, vou de all-in. 

Não deu outra, 3 caras pagaram meu shove e para minha alegria eu flopei um Four de Damas. Fiquei muito feliz e logo triste também, porque percebi que meu pensamento estava correto. Olhem abaixo em anexo as mãos dos meus adversários.


Isso é bem a cara dos freerolls do poker online.

Nas outras rodadas continuei roubando blinds e comecei a ser mais agressivo. Já estava com 30 players e essa é a hora do tudo ou nada, portanto, resolvi voltar a jogar tight, mas agora sendo muito agressivo nas mãos que eu fosse jogar. 

Consegui ir para a mesa final e chegar no “HU” onde acabei eliminado.

Foi uma grande experiência, pois dessa vez pude ter uma visão totalmente nova dos freerolls e ver que com o passar do tempo, o jogador que esta sempre buscando estudar os conceitos acaba tendo bons resulatados no longo prazo e pude perceber minha significante melhora nos freerolls.

Se você quiser jogar esse tipo de torneio, tenha consciência que será necessário ter: disciplina, paciência, disponibilidade de tempo e entender a variância do poker.

Não espere obter bons resultados jogando freerolls, eles são quase uma loteria. 

Bons jogadores não se deixam frustrar por não conseguirem ir bem nesse tipo de torneio. 

Saiba que o bom jogador de poker é vencedor no longo prazo, com bad beat, bad run e tudo mais, a habilidade sempre prevalecerá no final.

Para os corajosos, segue aqui uma relação dos melhores freerolls que valem a pena tentar jogar.
Eles ajudarão a levantar uma grana para fortalecer seu bankroll.

Obs.: Se você não entendeu algumas siglas ou termos, consulte aqui.





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial